sábado, 9 de maio de 2015

(Mães) Doutoras na arte de tornar vida melhor


Certo dia , uma mulher chamada Ana, foi renova sua carteira de habilitação.Quando lhe perguntarão qual era sua profissão ela hesitou.Não sabia bem como se classificar.O funcionário insistiu:

- O que eu pergunto é se tem uma ocupação, um trabalho?

-Claro que tenho um trabalho! Sou MÃE.

-Nós não consideramos isso um trabalho. Vou por “dona de casa”, disse o funcionário friamente.

Uma amiga de Ana, Marta, soube do que se passara e ,durante algum tempo,meditou o assunto,num determinado dia encontrou-se em situação idêntica.A pessoa que a atendeu era uma funcionaria de carreira,segura,eficiente.A primeira pergunta foi:

-Qual é sua ocupação?

Marta pensou um poço e sem saber bem como, respondeu:

-Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas.

A funcionária fez um ar de estupefação e Marta repetiu palavra por palavra, a sua afirmação. Depois de ter anotado tudo, a jovem ousou perguntar?

-Posso saber o que é que a senhora faz exatamente?

Sem qualquer hesitação, em tom firme, com muita calma, Marta explicou:

-Desenvolvo um programa a longo prazo, dentro e fora de casa. Sou responsável por uma equipe e já recebi quatro projetos. Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigência é d 14 horas por dia, às vezes até mesmo 24 horas.

Á medida que ia descrevendo suas responsabilidades, Marta notou um crescente tom de respeito na voz da funcionaria, que preencheu todo o formulário com os dados fornecidos.

Quando regressou a casa, Marta foi recebida pela sua equipe: três meninas uma de 13 ,outra de 7, outra de 3 anos.Subindo ao andar de cima da casa,ouviu o seu mais jovem projeto:Um bebe de 6 meses, testando um novo tom de voz.Feliz, Marta tomou o bebe nos braços e pensou na gloria da maternidade, suas múltiplas responsabilidades e horas intermináveis de dedicação...

-Mãe, onde estão os meus sapatos? Mãe ajuda-me a fazer os deveres? Mãe o bebe não para  de chorar.Mãe, vais buscar-me á escola?Mãe, vais a minha aula de dança?Mãe compra-me...? MÃE...

Sentada na cama Marta pensou:

-Se ela era doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas, o que seriam as avós?

E logo descobriu um titulo para elas: Doutora sênior em desenvolvimento infantil e relações humanas. As bisavós, doutoras executivas-sênior. As tias, doutoras-assistentes. E todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras: doutoras na arte de tornar a vida melhor.

(Livro da família, livraria e editora Padre Réus)
Obs.:Está a caminho meu mais novo "projeto". Final no ano ele ou ela chega por aqui.
ME SENTINDO MUITO FELIZ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário