terça-feira, 31 de julho de 2012

O MÉTODO DE OVULAÇÃO BILLINGS


O MÉTODO DO AMOR

Para você que é a favor da vida e busca fazer a vontade de Deus nada melhor que um método natural para escolher, tendo como medida o amor ,o melhor momento para trazer o primeiro ou o próximo filho ao mundo. O MÉTODO DE OVULAÇÃO BILLINGS é o método do amor, um método seguro, confiável, sem custos, sem uso de nenhuma droga ou dispositivos que fazem mal para a sua saúde.
O método de ovulação Billings(MOB) pode também ser usado para monitorar a saúde reprodutiva da mulher. Pode ser utilizado desde a menarca até a menopausa, em períodos de amamentação, após medicação hormonal e quando ocorrem ciclos irregulares.
 Pode ser usado para conseguir ou evitar a gravidez.
O MOB demonstrou evidências de ser eficaz para casais de baixa fertilidade atingir uma gravidez e deve ser o primeiro recurso em casos de aparente infertilidade.
A utilização do Método de Ovulação Billings não é compatível com métodos de barreira ou formas hormonais de contracepção, seja durante período de aprendizagem ou com propósito de planejamento familiar.
Medicação hormonal, como a contida em pílulas e implantes para controle da fertilidade, interfere no funcionamento da cérvix, alterando assim os sintomas naturais de fertilidade. Pode levar algum tempo após a interrupção deste tipo de medicação para que os sintomas naturais de fertilidade retornem.
UM POUCO DA HISTORIA DO MOB (Método da Ovulação Billings)
“No início da década de 50, Pe. Maurice Catarinich que estava trabalhando com casais , que tinham realmente sérios motivos para adiar uma gestação, pediu ao Dr. John Billings, de Melbourne, Austrália, que atuasse como conselheiro médico de casais que desejavam métodos naturais de planejamento familiar. Os únicos métodos naturais então disponíveis eram os métodos do Ritmo e o da Temperatura Basal do corpo. Comprovou-se que esses dois métodos eram inseguros e inevitavelmente limitativos quando os ciclos da mulher eram prolongados e irregulares.
O Dr. Billings recorreu à literatura médica, com a esperança de encontrar algum indício que conduzisse ao desenvolvimento de um método natural melhor e mais efetivo. Encontrou, assim, referências que remontavam ao ano de 1855, a respeito da secreção de um fluxo mucoso produzido pela cérvix do útero, próximo ao tempo da ovulação.
As propriedades físicas e químicas dessa secreção foram extensivamente estudadas, porém havia poucas referências de que essa secreção fosse uma observação familiar própria de mulheres fecundas e com boa saúde. Reconheceu a possível importância do fluxo mucoso como um indicador da ovulação e se perguntou se essa secreção não poderia ser usada pelas mulheres como um sinal de fertilidade.
Começou então a perguntar a uma quantidade de mulheres a respeito de suas observações sobre essa secreção. Todas confirmaram ter observado uma secreção de fluxo mucoso durante o ciclo menstrual, porém não haviam compreendido a sua importância. Este era o indício que ele estava procurando: a familiaridade de mulheres férteis e sadias com secreção de fluxo mucoso. A questão passou a ser , então, determinar se existia alguma característica típica do fluxo mucoso durante o ciclo e se as mulheres podiam identificar sua fase fértil.
Com a cooperação de centenas de mulheres, logo surgiu um padrão característico e regular do fluxo mucoso. Fez-se evidente que a sensação produzida pelo fluxo mucoso, e tanto quanto o seu aparecimento, poderia permitir às mulheres reconhecerem o começo da fertilidade.
Em 1962, o Dr. Billings pediu ao Dr. James Brown, um endocrinologista da Universidade de Melbourne, para realizar investigações correlacionando a exatidão das observações das mulheres com respeito ao padrão característico do fluxo mucoso cervical, com as características típicas hormonais ováricas próprias da ovulação. O Dr. Brown concordou e iniciou um programa completo de investigação clínica e de laboratório. Analisaram-se centenas de ciclos de mulheres em todas as categorias reprodutivas. Até o ano de 1964, os investigadores estavam convencidos de que as observações das mulheres quanto às características típicas do fluxo mucoso cervical identificavam sua fertilidade com tanta exatidão quanto os sofisticados exames de laboratório. Os dados da investigação realizada por Brown e vários de seus colegas proporcionaram verificação científica ao novo método, chamado agora Método da Ovulação Billings.
Em 1964, a Drª. Evelyn Billings colaborou na investigação de seu esposo. Começou a preparar instrutores e ajudou a aperfeiçoar e simplificar o método.
Nos anos 70, o professor Erik Odeblad, do Departamento de Biofísica Médica da Universidade de Umea, na Suécia estudou as propriedades Biofísicas de várias secreções cervicais e começou a definir diferentes tipos de muco, cada um com funções próprias. Constatou-se que a sobrevivência e o transporte dos espermatozóides dentro do sistema reprodutivo da mulher, são fortemente dependentes da presença de um padrão de muco sadio”.
A SEGUIR UM RESUMO DO Método de ovulação Billings, PARA QUEM QUISER SE APROFUNDAR PODE ENTRAR NA PAGINA  www.woomb.org ou na pagina do método no Brasil www.cemplafam.org
Fonte : http://www.woomb.org/bom/rules/index_pt.html

Conteúdo

Observações do Muco

Um ciclo tem duração a partir do início de uma menstruação até a véspera da próxima. Ele pode ser curto ou longo.
Durante o  caminhar, uma mulher pode sentir quando inicia a menstruação. Ela se sente molhada na vulva. Quando ela olha, ela vê sangue.
Da mesma maneira natural, ela sente a presença de muco quando este inicia e ela observa também quando há mudanças de vez em quando. A sensação e a aparência mudam. Os espermatozóides sobrevivem no muco. O muco informa a mulher quando ela pode ou não conceber.
Um registro é feito cada noite de qualquer sangramento ou muco que tem sido observado durante o dia, dando especial atenção às sensações da vulva.
O primeiro registro é feito durante 2 a 4 semanas enquanto não há nenhum contato genital.












Fertilidade

Para a mulher estar fértil, devem estar presentes:
·         Uma ovulação satisfatória com hormônios ovarianos adequados, tanto o estrogênio como a progesterona.
·         Espermatozóides saudáveis.
·         Uma função cervical adequada para produzir o muco, podendo garantir que espermatozóides sadios alcancem e  fertilizem o óvulo.
·         Trompas de Falópio saudáveis, permitindo a passagem dos espermatozóides até o óvulo e também permitindo que o embrião (bebê) atinja o útero.
·         Um endométrio saudável para a implantação do embrião.
·         Harmonia emocional entre esposo e esposa também é essencial para o funcionamento normal do sistema reprodutivo da mulher.

Resumo das observações, gráfico e regras do Método de Ovulação Billings




Nenhum comentário:

Postar um comentário