segunda-feira, 2 de abril de 2012

COMO ESCOLHER A PESSOA CERTA PARA SE CASAR

"Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele". (1Jo 4,16). 
“A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e á geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, á dignidade de sacramento por Cristo Senhor.” (Catecismo Igreja Católica nº1601) 

Vivemos em um tempo em que os casais de namorados têm bastante liberdade (até de mais) para se conhecerem, muitos deles passam vários dias juntos, e ninguém os obriga a escolher este ou aquele. No entanto nunca na história teve tantos casais que se separam antes do primeiro ano de casamento. O que será que acontece, por que isso acontece?

Está muito claro, que o tempo de namoro não está sendo bem aproveitado, pois como diz o Professor Felipe Aquino: “O casamento é um namoro que deu certo!”. E é então, que precisamos levar a sério nosso namoro, sabendo que ele é uma preparação para o Matrimônio. 

Em primeiro lugar, tem que se ter em mente, que eu quero encontrar alguém, conhecer, namorar, amar, para então me casar, e não apenas “ficar” ou “curtir”. Não podemos jogar com nossa vida, com nossos sentimentos, um relacionamento a dois é algo sério, não da para “brincar de namorar”, que podemos nos machucar e machucar o outro.

E não precisa procurar muito longe, às vezes o teu futuro namorado está entre as pessoas que você já conhece. 

Tempo de namoro, é tempo de se conhecer mutuamente,
Conversar bastante, muito mais que beijar,que ficar horas e horas vendo televisão  ou indo em “baladas”.
Dividir os sonhos, as alegrias, as tristezas, se abrir,
Contar a sua história, os seus traumas, sua maneira de pensar,
Seus planos para o futuro,
Deve-se mostrar como você é, nada de ficar criando máscaras porque mais cedo ou tarde as máscaras caem.
“Quando você mergulha na história do outro tem mais motivações para compreendê-lo, tem mais paciência para ouvi-lo, perdoá-lo, e ajudá-lo.” [1]
A sua escolha deverá ser levando em conta em primeiro lugar como a pessoa é por dentro, por isso deverá esforçar-se para conhecer a alma do outro, como ele é por fora não é o mais importante.
Muitas pessoas se casam com a íntima intenção de mudar o outro depois do casamento e isso é um erro, pois Geralmente as coisas não funcionam assim. As diferenças devem ser acertadas no namoro, ou você estar disposta a aceita-lo mesmo se ele não mude.

Namoro é tempo de conhecer a família, isto é muito importante, a convivência familiar vai ajudar muito para entender um ao outro. 

Namoro é tempo de decidir se é realmente esta pessoa que eu quero passar o resto da minha vida, por isso precisamos ter certeza do nosso amor antes do noivado.

“O seu namoro só terá sentido se for um aprendizado do verdadeiro amor. O amor tem muitas dimensões: a compreensão, a aceitação do outro, a busca da verdade, a paciência, a sinceridade, a fidelidade, a bondade, o perdão, e tudo o que faz o outro crescer. ”[1]

 O AMOR É UMA DECISÃO, e ele não se acaba, amor é dar a vida, querer o bem do outro. Mas, Cuidado com as caricaturas de amor mostrado pelas novelas, filmes e músicas, que são no Máximo paixão migrando para um erotismo sem profundidade, isso quando não é apenas egoísmo. Ou seja, “gosto simplesmente do que o outro pode me dar de bom”. É como quando gostamos de laranja e chupamos todo o seu suco, e depois jogamos o bagaço no lixo, mas o homem e a mulher não devem ser tratados assim.

O amor pelo outro cresce, na medida em que você o conhece melhor. Não se ama alguém que não conhece. E lembre-se paixão não é amor.


Meditemos um pouco sobre o amor nesta carta de São Paulo aos Coríntios Cap. 13.

1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver AMOR, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
2. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver AMOR, não sou nada.
3. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver AMOR, de nada valeria!
4. O AMOR é paciente, O AMOR é bondoso. Não tem inveja. O AMOR  não é orgulhoso. Não é arrogante.
5. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.
6. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
7. Tudo desculpa tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8. O AMOR jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.
9. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.
10. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.
11. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
12. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.
13. Por ora subsistem a fé, a esperança e O AMOR - as três.

 Porém, a maior delas é O AMOR. (1 Cor 13)

Devemos ter sempre prioridades, eu, por exemplo, não queria me casar com alguém que bebesse e fumasse, isto seria um motivo para eu terminar o namoro, e não pensem que “ah depois de casar a pessoa melhora”, não é simples assim! Pequenos defeitos não corrigidos no namoro podem virar depois grandes problemas. Um exemplo: o rapaz (ou moça) em alguma festa bebia, ficava embriagado (a) e você até se divertia com isso, depois de casada (o) você reclama que não sabia que ele (ela) era alcoólatra. Outro exemplo, é quando os dois vivem brigando, não se entendem e acham que depois de casar isso mudará, o tempo de se entenderem é no namoro. Tudo deve ser bem combinado antes de se casarem, os dois devem expor um para o outro o que não gostaram, não concordaram as suas prioridades, o que não abrem mão...

 Sobre as tarefas domésticas, por exemplo, eu já ouvi mulheres recém casadas tristes e reclamando, “meu marido não quer me ajudar em nada”, isso deveria ter sido combinado antes, pois talvez o homem estivesse acostumado, que eram a mãe ou as irmãs que faziam os serviços domésticos.

Devido à infiltração planejada de marxistas ocidentais/culturais nos lugares onde se produz o discurso, nas faculdades, nas novelas, nos filmes, na política, revistas..., hoje em dia as mulheres não querem mais ser Esposa, Mãe e dona de casa, mas somente “mulher independente”. (http://padrepauloricardo.org/aulas/a-infiltracao-do-marxismo-cultural-no-brasil),(http://padrepauloricardo.org/episodios/feminismo-o-maior-inimigo-das-mulheres),Homem e mulher no projeto de Deus(http://padrepauloricardo.org/lesson?l2_1).

Sobre a religião, os dois devem estar bem de acordo, para que haja uma boa educação dos filhos. Pois como falou um padre certa vez, se um for de uma religião e o outro de outra, e não ensinam nenhuma religião e deixam que o filho escolha quando crescer, ele poderá acabar escolhendo caminhos terríveis como, por exemplo, as drogas.

Não fique esperando do seu namorado (a), uma felicidade plena, pois somente Deus pode preencher o teu coração, vocês são companheiros de viajem, que de mãos dadas caminham juntos RUMO AO CÉU.

 Deus deve estar sempre no centro do relacionamento, e desde o namoro buscar participar da Igreja, rezar, ler a Bíblia e o Catecismo juntos, isto é muito importante, para o crescimento espiritual dos dois, e será combustível para o matrimônio.

Namoro é tempo de conhecer o coração do outro e não o seu corpo, a vida sexual será muito mais proveitosa se vocês souberem esperar o tempo certo, dentro do santo matrimônio. “Para que você possa amar de verdade, como Deus quer, é preciso que você caminhe “de pé”, isto é, respeitando a primazia dos valores: Em cima o espírito; no meio o racional; e em baixo o físico. ”(1)

 “Você só será plenamente livre quando for plenamente obediente a Deus e as suas leis.” (1)

“Um casal que se guarda para hora do casamento é um casal que já exercitou o autocontrole e saberá ser fiel no casamento e saberá viver com alegria a castidade matrimonial que passa pelo planejamento natural da família.” [2]

“Sexo é belo, como tudo que Deus fez é belo. Você existe por que um dia o seu pai se uniu a sua mãe num ato de amor, e você foi gerado”. [3] mas o Sexo fora do casamento é um pecado contra a castidade.
O sexo vivido, já no namoro poderá mascarar os defeitos dos dois e também levá-los a uma gravidez precoce. E o pior é que devido a propaganda enganosa dos anticoncepcionais como regulador de natalidade, a saúde da mulher tem sido prejudicada de tal forma que a mesma pratica abortos ocultos, sem se dar conta disso! (http://padrepauloricardo.org/episodios/abortos-ocultos). Para o controle sadio da natalidade a Igreja aprova, e também o a organização mundial da saúde o método natural de ovulação Billings, (http://www.cenplafam.com/portal/).

 Conhecer o corpo do outro, pode levá-la a supor que, o conhece muito bem e que são muito íntimos, mas isso é só a superfície e deixa-se de lado o principal que é a alma do outro. E depois de casados vem aquela famosa frase “quando a gente namorava, ele não era assim...” já era assim, sim! Você é que não o conheceu direito.

Não se deve casar com ninguém por dó, dinheiro, sexo, ou mesmo pelo medo de ficar sozinha.Somente estar apaixonada tambem não é motivo suficiente para uma boa escolha. Se durante o namoro bater alguma dúvida sobre os sentimentos, sobre o futuro, converse bem com o seu namorado, abra o coração, isso ajudará no amadurecimento dos dois. ”você só poderá conquistar o outro de maneira “duradoura” e definitiva, por aquilo que você é, pelo seu interior, e não pelo que você tem ou pelo que você possa dar-lhe. ”[1]


Para que o matrimônio seja válido, o amor entre os noivos deve ser igual ao amor de Cristo pela Igreja: Livre, Total, Fiel e Fecundo.

 Livre, quer dizer que nada e ninguém podem estar forçando vocês a se casarem, você precisa dizer sim com a boca, mas também com o coração.


Total, quer dizer que os noivos depois de casados vão dividir totalmente a sua vida com o outro, serão “uma só carne”, o MEU deve ser substituído pelo NOSSO; nossa vida, nossa casa, nossos filhos, nosso carro, nosso dinheiro, nossos problemas, e assim por diante. Não necessariamente é preciso casar com comunhão total de bens, mas na vida prática deve ser assim.


Fiel, quer dizer que eu não posso ter dois namorados, não posso me casar prometendo fidelidade se no primeiro banco da Igreja esta o  amante.


Fecundo, quer dizer que estou disposta a aceitar os filhos que Deus tem para mim, não posso me casar com a intenção de nunca ter filhos.

No dia do casamento estas são as perguntas que os noivos respondem:

1-Viestes aqui para vos unir em santo matrimonio?

2- É de livre e espontânea vontade que o fazeis?

3- Estão dispostos a receberem os filhos que Deus tem para vocês?

 E vocês dizem: Eu (nome do noivo) te recebo (nome da noiva) como esposa, e te prometo ser fiel na saúde e na doença na alegria e na tristeza até o fim da minha vida...

Todas estas promessas feitas devem ser levadas a sério, o matrimônio não é brincadeira, por isso um casamento que foi valido é indissolúvel.

 “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”. (MATEUS 19,6)

QUE DEUS OS ABENÇOE!


Ronald e Viviane


Jesus, Maria e José, nossa família vossa é.
 

[1] LIVRO “Namoro” Prof. Felipe Aquino, Ed. CLÉOFAS, 31ª edição;
[2] Silvia Paula- Instrutora método Billings – (blog)
[3] LIVRO “Sereis uma só carne” Prof. Felipe Aquino, Ed. CLÉOFAS 33ª edição.

2 comentários:

  1. Viviane, Parabéns Seu Blog Está Incrível Não Consigo Parar De Ler E Estou Ansiosa Por Novas Postagens!

    Em relação ao tema acima todos os jovem deviam pensar que o casamento não é brinquedo e é coisa muito seria!

    Esses dias eu estava na casa de uma tia minha quando chego a vizinha dela e disse que a filha de 14 anos estava gravida e que o namoradinhu de 16 não queria casar...
    Eu fiquei maluca ouvindo isso e a mulher estava indignada com o menino sabe,mais me indignei foi com ela que deu toda a liberdade a menina tadinha depois mais tarde eu conversei com ela que estava muito assustada pq a mãe dela só propunha o aborto a me disse que se ela não tivesse relação sexual com o menino eli acharia facil na rua,nossa quando ela falo isso eu me arrepiei da cabeça aos pés e perguntei mais uma vez.. é com um cara desses que vc quer passar o resto da sua vida...vc ama realmente esse cara ao ponto de viver o resto da sua vida sem ser amada e traida...cade seu valor seu amor proprio..

    Mais a história dessa menina se confundi com a de outra tantas nesse mundo,crianças que ja crescem sem principio sem a devida educação mais a avalanche que vem com tudo isso que eh terrível pq os pais que já vem em um relacionamento forçado,fracaçado infeliz de certa forma passarão isso para os filhos e isso sera um ciclo e sempre vai gerar,crianças abandonadas,abortos,doenças, traições,casais em vidas amarguradas pq como pode dar certo uma coisa que ja Deu errada desde o começo...

    Por isso meninas Luiz Carlos Prates Falo uma vez em uma palestra que 14.. 15.. 16.. não é idade para namorar mais sim para estudar se preparar e atenção NA PRIMEIRA VEZ QUE O NAMORADINHU APERTAR NO SEU BRAÇO mesmo que nem seja tão bruto...TERMINE na mesma hora esse namoro pois caso contrario amanha você vai estar sendo espancada.


    Jovens sigam o caminho de Deus
    Verdadeiramente sigam os principios Dele para que amanha tenham um relacionamento com bons frutos e firme em cristo para que teus filhos sejam abençoados e os filhos deles também saiba sempre que a mulher sábia edifica o lar confie sempre em Deus em Jesus Cristo que as bençãos cairão sobre você e sem ele você alem de não sera nada não conseguira nada!!


    ~~~~Livrai-nos Do Mal Amém~~~~~

    Beijos Flávia Ghisi Bagio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Viviane, tudo o que escreveu realmente é verdade e faz sentindo. Seria ótimo se todos pudessem ver a beleza que é o matrimônio e o cuidado que devemos ter ao procurarmos um (a) parceiro (a) com quem vamos passar o resto de nossas vidas.

    ResponderExcluir